Município pernambucano elege novo prefeito

12/06/2006 - 8h49

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife- Será diplomado na próxima quarta-feira (14) pela Justiça Eleitoral de Pernambuco, o novo prefeito do município de Primavera, município da zona da mata pernambucana, a 97 km da capital do estado. Amaro Batista (PP), foi eleito ontem, com 53%,78 dos votos válidos, ao derrotar o candidato Hermes Cabral (PPS).

Batista vinha assumindo interinamente a administração do município, desde que o ex-prefeito Rômulo Peixoto (PSDB) foi cassado, junto com o vice José Emanuel Pontual (PP), por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acusados de compra votos na eleição de 2004.

Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco indicam que 80% dos 8.889 eleitores da cidade compareceram às 30 seções de votação. Foram registrados 186 votos nulos e 94 em branco. A falta de energia elétrica meia hora antes do final da votação obrigou os mesários a usarem velas, e as urnas eletrônicas funcionaram com bateria.

O resultado do pleito foi divulgado meia hora após o término da votação. Durante a eleição, o juiz eleitoral Climério Gutemberg orientou os candidatos a não circular pelas ruas para evitar tumulto entre as militâncias partidárias.

A próxima cidade de Pernambuco a realizar eleições fora do calendário eleitoral é Goiana, também na zona da mata. O prefeito Roberto Gadelha (PSDB) e o vice-prefeito Marcílio Régio (PDT) foram afastados dos cargos por prática de propaganda irregular e abuso do poder econômico. Até o dia 16 de julho, a cidade esta sendo administrada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Henrique Fenelon (PCdoB).