Acordo de cooperação pode facilitar controle de páginas criminosas na internet, diz deputado

25/05/2006 - 6h21

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília – O Brasil pode fechar um acordo de cooperação com o Google – site de busca na internet – para que a empresa, notificada pela Justiça brasileira, tire do ar as páginas eletrônicas criminosas e mantenha no banco de informações os dados sobre os criminosos.

A informação foi dada pelo deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), ao participar na noite de ontem (24) do programa Diálogo Brasil. "A partir da experiência com o Google, poderemos agilizar um projeto global de legislação cibernética no Brasil muito avançada", disse Greenhalgh.

Para o deputado, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, "esse cenário vai agilizar muito o processo". Ele revelou que 13% dos sites de pedofilia na internet usam imagens de crianças de zero a três meses de idade. "É impressionante", ressaltou Greenhalgh no estúdio da TV Nacional, em Brasília.

O advogado especializado em crimes na internet, Rony Vainzof, disse no estúdio da TV Cultura, em São Paulo, que é muito importante para a segurança do internauta nunca acessar links que vêm associados às mensagens. "Existem programas chamados troianos que invadem os computadores e roubam informações", explicou.

Vaizof observou que não há uma legislação federal para obrigar as casas que alugam computadores para uso na internet – as chamadas lan houses – a pedirem dados pessoais dos usuários e assim, identificar os criminosos que usam desses meios para criar sites com conteúdos como exploração sexual de menores, racismo, nazismo, entre outros.

No estúdio da TVE Brasil, no Rio de Janeiro, o consultor de segurança da informação na internet, Rodrigo Agia, ressaltou a necessidade de ter cuidado com as senhas. "A senha pode ser roubada por vírus e seu perfil pode ser usado em comunidades criminosas", alertou.

De acordo com o consultor, já vem ocorrendo roubo de identidade e de informações que podem levar os internautas a ser chantageados.

Ele também aconselhou os pais, como medida de segurança, que não deixem crianças e adolescentes usar o computador em ambientes de pouca circulação da casa, como forma de saber que endereços na internet estão sendo visitados. "Ponha o computador na sala, onde há circulação de pessoas", salientou.

O assessor da Secretaria Especial dos Direitos Humanos Alexandre Reis, especialista em combate à pedofilia pela internet, destacou, no estúdio da TV Nacional, que há muitas denúncias contra páginas do endereço de relacionamentos Orkut: "Em dois meses foram mais de 20 mil denúncias".

Reis lembrou que para denunciar crimes via internet, basta copiar o endereço e repassar através de e-mail para crimes@internet.dpf.gov.br ou fazer a denúncia no site www.denunciar.org.br.

Os debates do Diálogo Brasil são mediados pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior. O programa é transmitido ao vivo para todo país, sempre às quartas-feiras, das 22h30 às 23h30. Os telespectadores podem participar enviando perguntas e sugestões pelo e-mail dialogobrasil@radiobras.gov.br e pelo telefone (61) 3327-4210.