Centro busca interação para conscientizar empregadores sobre segurança do trabalho

28/04/2006 - 12h46

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Até o final deste semestre, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) no Distrito Federal pretende fazer uma série de reuniões com o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho para discutir com empresários a questão da segurança no trabalho. A informação é da gerente do Cerest, Cláudia Magalhães.

"Vamos propor uma série de palestras e mesas redondas para dizer aos empresários que é muito mais caro o acidente de trabalho do que a sua prevenção. Tenho certeza de que os empregadores vão entender e vislumbrar a necessidade de poupar os trabalhadores", disse.

Segundo Cláudia, o Cerest planeja promover a capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde para facilitar o diagnóstico de doenças do trabalho.

No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, Cláudia recomenda que as entidades de defesa do trabalhador se fortaleçam cada vez mais, para dar segurança aos empregados.

Segundo ela, o medo do desemprego faz muitos empregados se submeterem à situações insalubres. "A questão do desemprego e da ameaça de perda do emprego é tão significativa hoje que não está permitindo ao trabalhador e suas entidades avançarem na questão da saúde do trabalhador".

Cláudia destacou, porém que as entidades têm de ser fortalecidas para dar retaguarda ao trabalhador, "conhecer bem as leis, os locais que atendem e que podem ajudar esse trabalhador a definir um nexo causal".