Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, irá a Genebra (Suíça) neste final de semana, numa tentativa de impulsionar as negociações de regras mais justas de comércio no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). Negociadores dos mais de 180 países-membros da organização não conseguiram avançar como esperado no documento das chamadas modalidades. E não conseguirão cumprir o prazo estabelecido em dezembro, durante a Cúpula Ministerial de Hong Kong: 30 de abril.
No caso da agricultura – considerada o "motor" da atual rodada de negociações – as modalidades incluem definições sobre fórmula de redução tarifária, abrangência das listas de produtos considerados sensíveis, funcionamento de salvaguardas. As modalidades deveriam ter sido estabelecidas até o início de 2003.
Em reunião informal com chefes de delegações, na última segunda-feira, o diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, reconheceu o fracasso. Em seu discurso, publicado na íntegra na página oficial da OMC, Lamy declarou que progressos importantes haviam sido feitos, mas não com a velocidade necessária para que fosse alcançado um acordo em modalidades.
"De agora em diante, o processo para definir as modalidades será contínuo, acontecerá em Genebra e será focado nos textos – e devemos ter como objetivo terminar o trabalho em semanas, não em meses", afirmou.
Lamy também lembrou que na reunião anterior do comitê de negociações comerciais, em 28 de março, havia mencionado a necessidade de um encontro ministerial no final de abril, para definição de modalidades em agricultura e bens não industriais. Devido à lentidão das negociações, porém, Lamy decidiu não convocar os ministros. "Não estou encorajando os ministros a virem a Genebra nesta semana, não estou planejando nenhuma reunião específica em nível ministerial", garantiu. Lamy destacou que haverá apenas reunião ordinária do comitê de negociações comerciais na segunda-feira (1º/5), mas que caberia a cada delegação decidir seu nível de representação.
Amorim decidiu ir a Genebra hoje (27) para encontrar diversos ministros que também estarão lá, ainda que informalmente. No sábado (29), o chanceler terá reunião com o ministro do Comércio da Índia, Kamal Nath, com quem divide a liderança do G20. Na segunda-feira, ele se encontrará com o coordenador do Grupo de Cairns e ministro do Comércio da Austrália, Mark Vaile. Também terá jantar de trabalho com o representante comercial dos Estados Unidos, Rob Portman, e com a representante comercial designada, Susan Schwab.
Na terça-feira (2/5), Amorim participará de reunião do G-20 e terá almoço de trabalho com o diretor-geral da OMC. Ainda estão previstos encontros com ministros e outros interlocutores, entre os quais o ministro da Agricultura do Japão, Soichi Nakagawa, e os coordenadores em Genebra do Grupo Africano (Benin), dos Países ACP (Maurício) e dos Países de Menor Desenvolvimento Relativo (Zâmbia). A viagem terminará na quarta-feira (3/5), quando Amorim se reunirá com representantes de organizações não-governamentais ligadas ao comércio.