Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro da Defesa, Waldir Pires, disse hoje que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pode financiar grupos interessados na compara da Varig, "desde que seja possível uma solução absolutamente dentro da lei". A afirmação foi feita depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada.
Ontem à noite (26), a ministra afirmou que a solução para a crise financeira da Varig "está delimitada na Lei de Recuperação Judicial", a chamada Lei de Falências. Segundo ela, o BNDES "pode emprestar dinheiro a grupos que queiram assumir a companhia, mas se estiverem também em situação regular dentro da legislação brasileira".
Questionado sobre a possibilidade de a cobrança da dívida que a Varig tem com a Infraero levar a empresa aérea à falência, ele afirmou que é obrigação da estatal cobrar. "A Infraero tem de cumprir a disposição legal. Não é uma decisão cobrar ou não cobrar. É uma obrigação".
O ministro afirmou que o presidente Lula está empenhado em achar uma solução para a empresa aérea "que seja viável e esteja dentro da competência do governo". Segundo ele, não existe prazo para essa solução, que depende das negociações com todos os setores.
Sobre a vinda a Brasília do juiz da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Ayoub, encarregado do processo da Varig, Wladir Pires disse que está disposto a ouvir as argumentações.