Prefeito diz que municípios têm obtido avanços em suas reivindicações

25/04/2006 - 13h35

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Frente Nacional de Prefeitos e prefeito de Recife (PE), João Paulo Lima e Silva (PT-PE), disse que a 9ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é um importante instrumento de mobilização no país. "Temos a clara compreensão de que vivemos os problemas do dia-a-dia das nossas cidades e de que muitas responsabilidades foram passadas para os municípios", disse.

João Paulo falou na abertura da marcha hoje (25) em Brasília. Até quinta-feira (27), cerca de 3 mil prefeitos vão discutir propostas de interesse de municípios. "Acho que o governo do presidente Lula inaugurou uma nova etapa do municipalismo brasileiro. Temos tido grandes avanços nas nossas reivindicações, tanto no incremento da merenda escolar, como no anúncio para financiamento de equipamentos para as prefeituras com até 50 mil habitantes", disse.

João Paulo destacou que a conclusão do estudo do governo federal que desonera tarifas é fundamental para os municípios, principalmente a desoneração de tarifas de ônibus. "Sabemos que para as cidades de porte médio e das capitais, a desoneração das tarifas tem um papel fundamental para cerca de 32 milhões de pessoas que essencialmente não têm mais condição de
pagar a tarifa de ônibus para se deslocar", destacou.