Corregedor notifica deputados Francisco Rodrigues e José Mentor

25/04/2006 - 20h01

Brasília, 25/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O corregedor-geral da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), informou hoje (25) que vai notificar os deputados Francisco Rodrigues (PFL-RR) e José Mentor (PT-SP) sobre as investigações a serem feitas contra eles. Rodrigues foi acusado de usar com combustíveis toda a verba indenizatória, de R$ 15 mil mensais.

O parlamentar confirmou a notícia veiculada nos jornais no fim de semana e disse que não há proibição do uso dos recursos em apenas um item e, por isso, usou todo o dinheiro para pagar combustíveis. No final da tarde de hoje, Francisco Rodrigues compareceu à Corregedoria para receber e assinar a notificação. Ele terá cinco dias para prestar os esclarecimentos.

A notificação do deputado José Mentor está pronta, mas não foi entregue. O parlamentar deverá prestar esclarecimentos sobre representação recebida pela Mesa da Câmara no dia 19 de abril, quando Mentor foi absolvido do processo de cassação. A representação foi encaminhada pelo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo Cesar Rebello Pinho, e feita com base em depoimento do doleiro Richard Andrew Otterloo, que disse ter pago R$ 300 mil a Mentor para que seu nome não fosse incluído no relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banestado, onde o deputado era relator.

José Mentor disse hoje que não protegeu ninguém na CPMI do Banestado, "não conheço o doleiro e não recebi propina". Acrescentou que estranhou o fato de não ter sido ouvido pelo promotor antes do envio da denúncia à Câmara. Em nota oficial, afirmou ainda que refuta "categoricamente a acusação".

Segundo o corregedor-geral da Câmara, "a denúncia contra o deputado nos parece muito grave, mas nós temos que dar a ele a oportunidade de se defender". Ciro Nogueira informou que após a defesa de Mentor poderá propor a criação de uma comissão de sindicância. Aí seriam convidados a dar explicações o deputado, o doleiro e também o promotor que fez a denúncia.

Em relação aos gastos com combustíveis, Nogueira disse não ter condições de investigar os mais de cem deputados citados nas reportagens publicadas e que a princípio concentrará as investigações nas denúncias contra Rodrigues. "É preciso um detalhamento do pedido [pela Mesa da Câmara], para que se façam as investigações".