Caminhoneiro reclama do atraso nas obras de recuperação da BR-153 entre Anápolis e Uruaçu

26/03/2006 - 14h03

Yara Aquino
Enviada Especial*

Uruaçu (GO) – A BR-153 está passando por obras de duplicação em cerca de 200 quilômetros ao sul de Goiás. No norte do estado são 212 quilômetros em restauração e outros 231 quilômetros a serem restaurados. Apesar das melhorias, o motorista de caminhão Emerson Milbratz reclama do trecho que vai de Anápolis a Uruaçu, onde a pista ainda não está sendo recuperada.

As obras deste trecho não foram iniciadas porque a empresa paraguaia Ecomipa, vencedora da licitação para a restauração da estrada, não cumpriu as exigências do contrato. A Ecomipa foi multada e o contrato cancelado. De acordo com o coordenador geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit) de Goiás e Distrito Federal, Riumar dos Santos, uma nova licitação deve ser feita e ainda no primeiro semestre deste ano os trabalhos de restauração serão iniciados.

Milbratz dirige caminhão há 10 anos. Ele faz até 3 viagens por mês transportando cimento entre Anápolis e Belém, onde a BR-153 é conhecida como Belém-Brasília. "Com a reforma que fizeram de Uruaçu à divisa de Goiás com o estado do Tocantins o asfalto está muito bom", conta o caminhoneiro. Segundo ele, uma estrada em más condições, como no trecho entre Anápolis e Uruaçu, significa até 30% de prejuízo para os caminhoneiros com pneus estragados, problemas nas molas e eixos do caminhão.

* A equipe da Radiobrás viajou a convite do Ministério do Planejamento