Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a chegada de uma universidade federal a municípios do Recôncavo Baiano vai mudar "a cara da região". Segundo o presidente, com a implantação da universidade chegarão pesquisadores, estudantes, mais hotéis e fábricas que vão gerar mais emprego e conhecimento.
Lula visitou hoje de manhã o campus da universidade, localizado no município de Cruz das Almas. Ele afirmou que o município vai continuar produzindo fumo, mas que em 10 ou 15 anos vai exportar, além do tabaco, "a inteligência do povo baiano".
O governo federal vai investir R$ 20 milhões para a implementação da universidade, que terá sede em Cruz das Almas e mais três campi - em Santo Antônio de Jesus, Cachoeira e Amargosa. Em Cruz das Almas serão oferecidos, no Centro de Ciências Agrárias, os cursos de Agronomia, Biologia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca e Zootecnia, com 120 vagas para o primeiro e 40 para os demais; no Centro de Tecnologia e Ciências Exatas serão ofertados os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária (40 vagas cada um).
No campus de Santo Antônio de Jesus vai funcionar o Centro de Ciências da Saúde, com os cursos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia (40 vagas cada um). O campus de Cachoeira vai abrigar o Centro de Artes, Letras e Humanidades, com cursos de Museologia, História e Comunicação (40 vagas cada um). Já no campus de Amargosa serão oferecidos cursos de Pedagogia, licenciatura em Matemática e licenciatura em Física (40 vagas cada um).
De acordo com o Ministério da Educação, as aulas no município de Cachoeira serão ministradas em instalações provisórias até que o prédio histórico do Projeto Monumenta, que está sendo restaurado para sediar o campus, possa entrar em funcionamento, previsto para janeiro de 2007.