Brasília - Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu/192) em todo o país, coordenadores de urgência e representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde participam, a partir de amanhã (20), do 1º Congresso da Rede Nacional Samu 192.
Promovido pelo Ministério da Saúde, o encontro tem o objetivo de discutir propostas para melhorar a qualidade do atendimento do Samu. Os trabalhos serão realizados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e seguem até quinta-feira (23).
A abertura oficial ocorrerá na terça-feira (21), com a presença do ministro da Saúde, Saraiva Felipe. Durante os quatro dias do evento, outros temas estarão em debate, como organização regional, importância dos comitês gestores e regulação médica.
Lançado em setembro de 2003 pelo governo federal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, abrange 49,8 milhões de brasileiros em 18 estados. Entre as finalidades está o atendimento à população em casos de emergência.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática (acidentes), clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.
Com informações do Ministério da Saúde