Bruno Bocchini
Enviado especial*
Uberlândia (MG) – A duplicação da BR-050 entre as cidades de Uberlândia e Uberaba, na região do Triângulo Mineiro, deverá fazer com que a economia local cresça aproximadamente 10% nos próximos anos. A estimativa é do presidente regional da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Pedro José Lacerda do Nascimento.
"Esse impacto a gente acredita que vá ser acima da casa dos 10%. O setor da indústria vai ser muito favorecido porque vai facilitar em questão de tempo, economia, e segurança", afirma.
O presidente da Fiemg ressalta que, com o crescimento econômico, o Produto Interno Bruto (PIB) do Triângulo Mineiro, que hoje corresponde a 17% do PIB total do estado de Minas Gerais, pode aumentar ainda mais. "Com esse acréscimo, passaremos, com certeza, à casa dos 20% no peso do estado de Minas", diz.
A produção de riquezas na região de Uberlândia está baseada principalmente em três setores: o atacadista e de distribuição de mercadorias, um dos maiores da América do Sul; o da agropecuária, fortemente marcado pela produção de soja e de carne bovina; e o setor alimentício, com destaque para a produção de carne de frango.
Nascimento analisa que os três setores terão ganhos significativos com as melhorias da BR-050, já que a produção local depende da rodovia para exportar e distribuir os produtos nos grandes centros, como São Paulo.
A BR-050 é um dos corredores de exportação mais importantes do país. Faz a ligação do maior centro econômico, São Paulo, com o centro político, Brasília, e estende-se até a cidade de Santos, dando acesso ao maior porto do Brasil.
Na cidade de Uberlândia, está localizado o maior abatedor de frangos do país e a principal unidade exportadora do produto. Os destinos mais comuns da carne de frango da região são Arábia Saudita e Rússia.
A região de Uberlândia dispõe ainda de um grande pólo de empresas de biotecnologia, voltadas principalmente ao desenvolvimento de produtos transgênicos. Os óleos vegetais extraídos da soja são um dos destaques da região.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB da cidade de Uberlândia em 2002 era o 35º maior do país. Em Minas Gerais, a cidade é a quarta a gerar mais riquezas, atrás apenas de Belo Horizonte, Betim e Contagem.
*A equipe da Radiobrás viajou a convite do Ministério do Planejamento