Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio - O município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi manchete em todos os jornais no ano passado por causa dos episódios de violência ocorridos na região. Para mostrar o outro lado dessa realidade, oito repórteres fotográficos estrangeiros se dispuseram a revelar o que existe de belo nos 13 municípios da Baixada Fluminense.
O resultado poderá ser visto a partir da próxima quarta-feira (22), no Serviço Social do Comércio (SESC) de Nova Iguaçu, na exposição "Imagem Fluminense-Baixada em Alta". A mostra faz parte da programação oficial do Fórum Mundial de Educação-Nova Iguaçu, que ocorre entre os dias 23 e 26 deste mês na cidade.
A exposição foi promovida pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (Acie) e conta com o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
O diretor de fotografia da Acie, Peter Feibert, assina um ensaio sobre o município de Queimados. Para ele, "a experiência será inesquecível". "A Baixada Fluminense é uma região rica em cores e vida", descreve Feibert.
Outro correspondente, Zoran Milich, da revista canadense Maclean’s, registrou as crianças da Baixada. O resultado do trabalho, parceria entre os governos dos Estados Unidos e Canadá, também será apresentado em Nova Iorque e Washington.
Mais informações sobre o fórum na página eletrônica do evento: www.forummundialeducacao.org/ni/.