Agentes penitenciários federais começam treinamento

19/03/2006 - 9h39

Brasília - O treinamento da primeira turma de agentes penitenciários federais do país começa amanhã (20). A abertura do curso está prevista para as 19 horas, no Ministério da Justiça, com uma palestra do ministro Márcio Thomaz Bastos, e a presença do diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Maurício Kuehne.

Durante dois meses, 174 homens e 26 mulheres classificados em concurso público no ano passado serão treinados e capacitados por técnicos e agentes da Gerência Penitenciária de Operações Especiais da Papuda (Gepoe). Após o curso, os alunos atuarão no presídio federal de Catanduvas (PR), a ser inaugurado em junho.

Para a criação do Sistema Penitenciário Federal, o governo deve construir cinco unidades de segurança máxima especial, com capacidade total para mil presos. Estão previstas 200 celas individuais em cada unidade, com infra-estrutura e equipamentos de segurança inéditos no país, como um aparelho que identifica vestígios de drogas ou explosivos nas roupas de presos e visitantes.

As penitenciárias federais servirão para abrigar criminosos perigosos, que comprometam a segurança de outros detentos ou que possam ser vítimas de atentados dentro dos presídios, além dos que se encontram em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). As características especiais desses criminosos serão analisadas pelos novos agentes durante o curso.