Brasília, 17/3/2006 (Agência Brasil - ABr) - Trabalhadores rurais desocuparam hoje (17) a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Tucuruí, no Pará, onde desde ontem dez outras agências haviam sido ocupadas.
Ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Pará (Fetagri), eles fizeram várias reivindicações à gerência-executiva do INSS no estado, segundo a secretária Euciana da Costa. "Há grande índice de indeferimento de processos dos trabalhadores e das trabalhadoras. A infra-estrutura é ruim, tanto no aspecto físico quanto no de pessoal, porque é reduzido o número de servidores nas agências. Também faltam médicos peritos e é longa a espera para se conseguir o benefício", afirmou.
Depois de reunião com representantes da Fetagri e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o gerente-executivo do INSS no Pará, Sérgio Luiz Braga Pinto informou que a ocupação das agências foi pacífica e que até o dia 10 de abril já deverão estar atendidas algumas das reivindicações. "Nós nos compremetemos a enviar forças-tarefas e grupos de trabalho para os municípios, a fim de reduzir o número de processos de benefícios acumulados", disse, acrescentando que haverá deslocamento de servidores da capital e de outros estados.
O Ministério da Previdência Social, acrescentou o gerente, já autorizou a liberação de vagas para as agências do estado do Pará.