Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio - As principais referências bibliográficas sobre pesquisas realizadas na região amazônica estão condensadas no livro Bibliografia da Zona Costeira Amazônica. A publicação reúne estudos feitos nos últimos 15 anos, em várias áreas da costa norte brasileira, por instituições do Pará, Amapá, Maranhão e Rio de Janeiro.
O livro será lançado hoje (17), no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, no Pará. Patrocinado pela Petrobras, ele faz parte de um projeto financiado pela empresa e intitulado como Potenciais Impactos Ambientais no Transporte do Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica (Piatam Mar).
Segundo a assessoria de Imprensa do Projeto Piatam, os mil exemplares da publicação – editada pelo Museu Emílio Goeldi – serão doados a bibliotecas, pesquisadores e instituições de conhecimento da Amazônia.
No lançamento, será reapresentada a publicação Os Manguezais da Costa Norte Brasileira, que reúne estudos diversos sobre o manguezal do litoral amazônico, abrangendo desde aspectos sócio-econômicos até a vida de mamíferos, aves e macroalgas (algas gigantes), passando por sedimentologia e morfologia da região.
Criado em 2004 com o apoio e o patrocínio da Petrobras e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e coordenado pela Universidade Federal do Pará, o projeto Piatam mar é uma ampla rede multidisciplinar e interinstitucional de pesquisa mantida com apoio do Cenpes (o Centro de Pesquisa da Petrobras).
São produzidas informações atualizadas sobre populações, recursos naturais e ecossistemas na costa amazônica, com a finalidade de abastecer um banco de dados georeferenciados para apoio à gestão ambiental e para definição de ações preventivas frente a possíveis casos de acidentes com transporte de óleo e derivados na costa norte do país, principalmente pelos rios Solimões e Negro.