Vale do Rio Doce deve gerar 137 mil empregos este ano, diz presidente da empresa

26/01/2006 - 18h15

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – O presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, disse hoje (26) que a empresa dever gerar este ano 137 mil vagas de emprego, sendo 92,9 mil na própria Vale e 43,7 mil em empresas terceirizadas e prestadoras de serviços.

Ao anunciar os investimentos e expectativas para 2006, Agnelli destacou que o Brasil é um mercado promissor para consumir o minério de ferro extraído pela empresa, que atualmente comercializa o produto, principalmente, com a Ásia, a Europa e os Estados Unidos.

"É um mercado que ainda tem muito para crescer. O Brasil tem logística, minério de ferro e indústrias com plantas extremamente modernas que produzem aço de alta qualidade", observou. "Em função disso [da expectativa de expansão do mercado], a gente tem se preparado, tanto na logística, quanto nos terminais portuários, para atender essa demanda futura", avaliou.

Segundo ele, pelo menos dois projetos anunciados pela companhia deverão aumentar a demanda interna por minério de ferro: a Ceará Steel, prevista para entrar em operação em 2009 no Ceará, com capacidade de produzir 1,5 milhão de toneladas de placas de aço por ano; e a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), com capacidade de produção de 4,1 milhões de toneladas anuais de placas de aço.