Rosamélia de Abreu
Repórter da Voz do Brasil
Brasília - Para melhorar o desempenho escolar dos alunos da educação básica, 200 mil professores vão fazer neste ano curso de formação continuada em alfabetização, letramento e matemática.
O Ministério da Educação criou o programa Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade na Educação, desenvolvido pelas secretarias de Educação Básica e Educação a Distância, para formar professores e melhorar o aprendizado dos alunos em leitura, escrita e matemática.
Mais de 50% dos alunos do ensino fundamental no Brasil apresentam baixo rendimento em língua portuguesa e matemática, de acordo com dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A diretora de Políticas de Educação Infantil e ensino fundamental do MEC, Janette Beaushamp, explica como o pró-letramento vai ajudar a melhorar a qualidade da educação básica. "É um investimento que nós estamos fazendo no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Os indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica apontam resultado pouco satisfatório nas áreas de português e matemática" explica.
Os primeiros professores a fazer o curso de formação continuada serão do Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. O curso, com duração de 120 horas, terá início em março.