Depoimento de Palocci foi ''oportunidade'' para oposição ''perguntar tudo'', diz Mercadante

26/01/2006 - 17h42

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O senador Aloísio Mercadante (PT-SP) avaliou que o depoimento do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos foi "uma oportunidade da oposição perguntar tudo o que quizesse, no seu exercício de fiscalizadora do poder executivo".

Para o senador, o mais importante agora é o ministro ser convocado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), para falar sobre política econômica. Na avaliação de Mercadante, há pouco debate sobre macroeconomia no país. Por isso, o líder do governo prentende encaminhar requerimento à CAE pedindo o comparecimento do ministro.

Segundo o senador paulista, as perguntas que foram feitas ao ministro Palocci na CPI dos Bingos se referiam à sua gestão na prefeitura de Ribeirão Preto, "cargo que desempenhou com competência".

Mercadante destacou que, durante todo o dia, o mercado financeiro funcionou sem sobressaltos. "Já houve momentos na história do Brasil em que a vinda de um ministro da Fazenda para um depoimento como este seria objeto de uma especulação tremenda", disse. "Hoje a bolsa subiu, porque a economia do país está equilibrada".