Brasil e Venezuela querem reforçar agenda comum para questão da terra

26/01/2006 - 16h10

Daniel Merli
Enviado especial

Caracas (Venezuela) – O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, reuniu-se ontem (25) com o ministro venezuelano da Agricultura, Antonio Abarrán. De acordo com Rosseto, no encontro foi decidido o reforço dos convênios que os dois países têm na área. "Já estamos trabalhando conjuntamente com troca de políticas de assistência técnica a pequenos agricultores e em modelos de reforma agrária", disse. "Os dois governos têm uma agenda comum de democratização da terra", acrescentou.

O ministro também afirmou que há "uma expectativa muito positiva" de negociar acordos semelhantes com o governo do presidente boliviano Evo Morales. Segundo Rosseto, os convênios podem ser assinados até março.

O ministro está em Caracas para o 6º Fórum Social Mundial. Hoje (26), ele participa de um debate preparativo à 2ª Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, que ocorrerá de 7 a 10 de março, em Porto Alegre. O encontro será promovido pela Organização para Agricultura e Alimentação (FAO, pela sigla em inglês), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).