Rosamélia de Abreu
Repórter da Voz do Brasil
Brasília - O Plano de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri , que deve ser lançado amanhã (16) em Porto Seguro (BA), vai orientar ações de desenvolvimento sustentável nas áreas de meio ambiente, saúde, educação agrária, trabalho e infra-estrutura.
A região, considerada uma das mais pobres do país, é formada por 105 cidades localizadas no leste de Minas Gerais, no sul da Bahia e no norte do Espírito Santo. Segundo estimativa do Ministério da Integração, 1,85 milhão pessoas vivem nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
De acordo como diretor de Planejamento de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Henrique Villa da Costa Ferreira, o plano envolverá os governos federal, estaduais e municipais, buscando reduzir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na região.
"As desigualdades que acontecem em todo o país são inaceitáveis e nessa região do Semi-Árido está boa parte desse processo, o que justifica um plano de desenvolvimento", afirma o diretor.