Brasília - O ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Luiz Dulci, anuncia hoje os vencedores do prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM Brasil) 2005, Será às 15h30, no Palácio do Planalto, durante entrevista coletiva em que estarão presentes o diretor do Hospital do Coração e integrante do Júri Especial do ODM Brasil, Adib Jatene; e representantes do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), entidades promotoras do evento em conjunto com o governo federal.
Dividido nas categorias governos municipais, organizações governamentais e não-governamentais e destaques (indivíduos e entidades indicados), o prêmio recebeu inscrições de 920 projetos no período de 8 de agosto até 17 de outubro. Deste total, 356 foram enviados por prefeituras. Outros 450 por organizações governamentais e não-governamentais e o restante por entidades e indivíduos indicados.
Iniciativa inédita no mundo, o prêmio foi criado para estimular ações e projetos que ajudem o país a cumprir os ODMs. Ao todo, são oito as metas do milênio: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental, e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.