Rede de telecentros públicos para pequenos empresários quer alcançar 3 mil unidades em 2006

01/12/2005 - 12h03

Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil

Brasília - A rede de Telecentros de Informação e Negócios atingiu o número de 1.616 unidades habilitadas, 824 destas já em operação. Os resultados foram comemorados nesta quinta-feira (01) em Brasília pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A rede deve chegar a 3 mil telecentros em 2006. Também estão sendo abertas inscrições para novos telecentros.

O secretário de Tecnologia Industrial do MDIC, Jairo Klepacz, explicou que a rede tem objetivos diferenciados em relação a outros programas públicos de inclusão digital. "Telecentro é um programa que poucos paises têm. Eles promovem a inclusão digital com visão empresarial. O telecentro forma empreendedores", disse. De acordo com ele, é preciso dar oportunidade a população pobre ter acesso à informação. Só no mês de dezembro, está prevista a implantação de mais 770 novas unidades.

Para o ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, a inclusão digital capacita as pessoas e os jovens para o mercado de trabalho. "Sabemos hoje que o mercado de trabalho e as empresas exigem cada vez mais pessoas qualificadas. A inclusão digital e o conhecimento das modernas tecnologias é fundamental". disse ele.Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil apontam que 55% dos brasileiros nunca tiveram contato com um computador e 68% nunca acessaram a Internet.

A rede de telecentros é uma iniciativa conjunta do governo federal e o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, visando à instalação dessas unidades em associações empresariais, organizações da sociedade civil, unidades do Exército, governos estaduais e municipais. Cada unidade é composta por uma sala com mesa e computadores interligados em rede e com a internet. Ali, micro e pequenos empresários podem obter informações e participar de treinamento e capacitação em diversos setores.

Em cada unidade, os computadores são ligados entre si e conectados à internet. Técnicos treinados auxiliam micro e pequenos empresários a usar o computador como uma ferramenta útil de trabalho. Na cerimônia de hoje, também foram entregues diplomas para os 50 parceiros e entidades que contribuíram no processo de concepção e expansão do programa.