Pesquisa mostra que Distrito Federal tem a melhor média de expectativa de vida do país

01/12/2005 - 4h58

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Distrito Federal é a unidade da Federação que apresentava as maiores taxas de esperança de vida, segundo dados da pesquisa Tábua de Vida 2004, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (1º). Na capital federal, a esperança de vida de uma pessoa ao nascer era de 74 anos e seis meses, em média, 2 anos e nove meses a mais do que a média nacional.

Alagoas foi o estado com a menor expectativa de vida: 65 anos e cinco meses. Isto significa que a população de Alagoas vivia no ano passado, em média, 6 anos e dois meses a menos do que população brasileira, com um total e 9 anos e um mês menos do que a população de Brasília.

O IBGE destaca que embora os resultados atestem a persistência das desigualdades regionais em termos de desenvolvimento social, a diferença vem diminuindo ao longo dos anos. Em 1980, a diferença entre o estado onde a esperança de vida era maior (Rio Grande do Sul, com 67,8 anos) e aquele onde era menor (Alagoas, com 55,7 anos) chegava a 12 anos e um mês.