Patrícia Landim
Da Agência Brasil
Brasília - A Subsecretaria dos Direitos Humanos assinou hoje (1°) com a Embaixada do Reino Unido, em solenidade no auditório do Superior Tribunal da Justiça, o Memorando de Entendimento do Projeto de Combate à Tortura. Nessa ação, cabe ao governo brasileiro mobilizar todos os especialistas relacionados com o tema e ao governo britânico, financiar as atividades.
Segundo o ouvidor de Cidadania da Subsecretaria, Pedro Montenegro, coordenador do grupo que elaborou o Plano Plano Nacional de Enfrentamento e Prevenção à Tortura, essa parceria será desenvolvida até 2008. "As ações previstas começam com a realização de seminário internacional e incluem o lançamento do manual do combate à tortura, o intercâmbio de cooperação técnica e cientifica, e a capacitação de peritos e médicos legistas", informou..
Richard Barlow, 2º secretário da Embaixada do Reino Unido, enfatizou as ações de conscientização sobre a tortura e as práticas dentro de legislações internacionais para enfrentar esse crime. Segundo ele, o governo britânico possui um forte comprometimento na implementação de iniciativas pelos direitos humanos.