Daisy Nascimento
Repórter da Agência Brasil
Rio - O setor de Vestuário encerrou o mês de novembro com reajuste acima do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) do mês, divulgado hoje (1) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em novembro os preços do setor variaram 0,84%, contra a taxa de 0,57% registrada no IPC-S.
Apesar desse resultado, a taxa do setor foi 0,14 ponto percentual menor que a de outubro. Esse comportamento pode ser explicado pela queda nos preços das roupas, - a variação passou de 1,30% para 1,20% -, e dos calçados - caiu de 0,39% para 0,32% -, na comparação novembro e outubro.
Os gastos com Saúde, Cuidados Pessoais, Educação, Leitura, Recreação e Despesas Diversas permaneceram praticamente inalterados nos dois últimos meses.
Já o setor de Transportes apresentou desaceleração. A queda no preço da gasolina entre outubro e novembro foi um dos itens que puxou o índice do setor para baixo. Em outubro, o consumidor pagou 0,57% a mais pelo combustível, mas foi aliviado em novembro com a variação de -0,02% no preço do produto. O preço do álcool combustível também passou de 3,87%, em outubro, para 2,46%, no mês passado.