Desenvolver o setor elétrico do país é a melhor forma de atrair investimentos, afirma Lula

14/11/2005 - 5h50

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (12), em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, que garantir recursos para o setor elétrico é a melhor forma de garantir ao país novos investimentos. Lula destacou que desenvolver a infra-estrutura é importante para atrair empresários estrangeiros ao país. "Se tiver energia, ele vem. Se não tiver energia, ele não vem, vai para outro país. Portanto, nós precisamos garantir a energia".

Com o objetivo de ampliar os investimentos no setor elétrico, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, anunciou na semana passada a criação de um novo programa de financiamento para construção de usinas de geração de energia e linhas de transmissão no país.

As novas regras de financiamento, estruturadas pelo BNDES e pelo Ministério de Minas e Energia, já estarão disponíveis para as empresas que vencerem o leilão de linhas de transmissão de energia previsto para o próximo dia 17 e as licitações de "energia nova", em 16 de dezembro, quando as empresas disputarão contratos para fornecer eletricidade a partir de 2009.

Tanto empresas privadas quanto públicas do setor elétrico poderão participar dos próximos leilões, garantiu o presidente no programa de rádio. "Quem oferecer menor preço e a melhor qualidade ganha o leilão, pode ser empresa privada, pode ser empresa pública. O que nós queremos é qualidade e energia". O presidente afirmou ainda que os investimentos realizados no setor garantem que não haverá crise no fornecimento de energia, o chamado "apagão", até 2010. Segundo Lula, o "apagão" de 2001 será apenas um "fato histórico que não voltará nunca mais".

O governo quer construir, nos próximos anos, em parceria com o setor privado, cerca de três mil quilômetros de linhas de transmissão de energia no país, com investimentos da ordem de R$ 3 bilhões. Além dessas linhas, já estão em construção, anunciou Lula, 15 hidrelétricas em todo o país.