Presidente Lula ficou satisfeito com encontro com Bush, diz Marco Aurélio Garcia

07/11/2005 - 15h16

Cecília Jorge
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou "satisfeito" com o encontro no domingo (6) com o presidente dos Estados Unidos George W. Bush. "Todos nós ficamos muito favoravelmente com essa abertura de diálogo. Foi um diálogo muito franco. Não houve nenhum momento de tensão na conversa", disse.

Garcia destacou como ponto positivo da visita o compromisso dos dois países de atuar conjuntamente na Organização Mundial do Comércio (OMC) para negociar a redução dos subsídios agrícolas. "Se nós desperdiçarmos essa oportunidade de negociação, que está aberta agora pela rodada de Doha, provavelmente nós não vamos ter uma oportunidade tão cedo", ressaltou. A reunião da OMC ocorrerá no próximo mês, em Hong Kong.

"O fato de que o presidente Bush tenha admitido que a discussão da OMC é uma discussão prioritária e que, inclusive, a retomada de uma discussão sobre a Alca [Área de Livre Comércio das Américas] só venha a ser feita depois de uma decisão desses temas na OMC é um elemento muito importante", avaliou o assessor.

Garcia acrescentou que Bush ponderou no encontro com Lula que a abertura de mercados, como a que ocorreria com a criação da Alca, é importante para convencer os produtores norte-americanos a aceitarem a redução dos subsídios. "Uma das questões que eu acho que preocupa o presidente Bush é o fato de que, se ele não obtiver avanços nas negociações na OMC, brevemente ele vai ter esgotado a autorização especial que o Congresso deu para ele negociar", afirmou.