Lula afirma que Dirceu deverá ser cassado ''por decisão política do Congresso''

07/11/2005 - 23h46

Brasília, 8/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - O deputado José Dirceu (PT-SP) deverá ser cassado "por uma decisão política do Congresso Nacional", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista ao programa Roda Viva, produzido pela TV Cultura e exibido em rede pública de televisão.

Lula comparou a situação de Dirceu à do ex-deputado Ibsen Pinheiro, que perdeu o mandato em 1994, após denuncias não confirmadas de que teria desviado dinheiro público. "Tivemos o caso do Ibsen e o da Escola Base em São Paulo, que foram de acusações sem provas. Até agora, não vi nenhuma prova que mostre que o José Dirceu possa ser cassado", ressaltou.

O presidente disse também não ver problemas em relação aos negócios de seu filho, Fábio Luís, com a empresa de telefonia Telemar. "A Telemar é uma empresa privada. Todo mundo lembra como foi a sua privatização", afirmou, acrescentando que os filmes produzidos por seu filho têm mais audiência do que o canal MTV. "A Comissão de Valores Mobiliários está analisando o caso", sintetizou.

Sobre a denúncia de que o PT teria recebido dinheiro de Cuba para o financiamento da campanha eleitoral de 2002, Lula disse: "Eu não posso acreditar que Cuba tenha passado dinheiro para campanhas eleitorais. Eu sei o ‘miserê’ que Cuba vive".

Lula foi entrevistado pelos jornalistas Augusto Nunes, Rodolfo Konder, Matinas Suzuki, Roseli Tardeli e Heródoto Barbeiro, na milésima edição do Roda Viva. O programa foi gravado na tarde de ontem (7) no Palácio do Planalto.