Rodovia Rio-Santos está totalmente liberada

06/11/2005 - 16h43

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio - A Rodovia Rio-Santos (BR-101) já está totalmente liberada para o tráfego desde as 19h30 de ontem (5). O km 447 da estrada, na cidade de Mangaratiba (RJ), havia sido bloqueado pela queda de uma barreira, na manhã de 1º de novembro, quando o trecho chegou a ficar fechado por cerca de oito horas.

O trabalho de remoção das rochas que haviam descido da encosta da rodovia começou no mesmo dia. Mas, somente às 17h30 de ontem, o último bloco de rocha que impedia parte da pista foi detonado. Com a conclusão do trabalho de limpeza da estrada, às 19h30, o tráfego foi liberado.

De acordo com o engenheiro do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) responsável pela supervisão da Rio-Santos, Roberto Quinet, o próximo passo é fazer a contenção da encosta no trecho que deslizou, já que há novas ameaças de desmoronamentos.

"Depois vai ter um trabalho com fogo controlado (explosões) e de fixação de telas e tirantes. Tudo vai ser feito a partir de um projeto. Então, deve levar uns dois ou três meses para completar todo o serviço lá", disse Quinet.