Amorim diz que visita de Bush teve clima excelente e foi de grande franqueza

06/11/2005 - 18h41

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o norte-americano, George W. Bush teve um clima excelente e de grande franqueza, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Ele disse também que a reunião privada, onde foram tratados temas regionais e globais, deveria durar 30 minutos, mas se estendeu por cerca de uma hora e meia.

Na ocasião, Lula mostrou ao presidente dos Estados Unidos um mapa do Brasil e apontou a área onde foi detectado foco de aftosa. Um dos temas em destaque da reunião, segundo o ministro, foi a redução dos subsídios agrícolas e as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC). "Bush enfatizou com muita seriedade a proposta em matéria de redução de subsídios agrícolas", disse.

De acordo com Amorim, a reforma das Nações Unidas também foi tema da conversa. "Bush reafirmou tranqüilidade por uma reforma mais ampla da Organização das Nações Unidas, que não fique restrita ao Conselho de Segurança", informou. "O que disse é encorajador para que continuemos lutar por essa reforma", completou. O Brasil luta por uma vaga no Conselho de Segurança das Nações Unidas, que hoje possui apenas cinco membros permanentes: Estados Unidos, Reino Unido, China, França e Rússia.