Bush defende a democracia em palestra para empresários

06/11/2005 - 18h22

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - No último discurso no Brasil, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, defendeu a democracia e direitos iguais para todos no continente americano. Para uma platéia composta por empresários, políticos e ministros, Bush disse que a democracia começa com a "liberdade de expressão, de crença e de mercado".

"Alguns dizem que a democracia não é mais útil, mas ela indispensável para a garantia dos direitos humanos", disse na palestra no hotel Blue Tree. Ele afirmou também que sem democracia e educação não existe justiça social. "Não é possível chegar à justiça social sem educar as crianças do país. Todas as crianças merecem educação decente."

Bush falou ainda que o ideal sonhado para as Américas prevê "segurança para todo mundo". Ele disse que os Estados Unidos ajudam no combate aos traficantes e contrabandistas em diversos países, como Colômbia e México. Segundo ele, a idéia "é impedir que terroristas usem as Américas como base de lavagem de dinheiro."

O presidente norte-americano elogiou "a liderança do Brasil no mundo" e o trabalho que o país vem exercendo no combate à Aids e a participação em missões de paz. Ele ressaltou que os Estados Unidos são "um parceiro forte" do Brasil.

Depois da visita ao Brasil, Bush embarcou para o Panamá.