Vendas de suco de laranja para os EUA podem repetir resultado de 2004, avaliam exportadores

31/10/2005 - 11h40

Geysa Albuquerque
Da Agência Brasil

Brasília - As exportações de suco de laranja do Brasil para os Estados Unidos podem repetir o desempenho obtido em 2004, quando as vendas cresceram 50%. O presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Cítricos (Abecitrus), Adermerval Garcia, avalia que o furacão Wilma, que atingiu a produção da Flórida, nos Estados Unidos, deve aumentar a demanda pelo produto brasileiro. O país é o maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo.

"Os Estados Unidos são o segundo maior produtor de laranja, mas eles já tiveram no ano passado quatro furacões, o que representa uma quebra muito forte na produção deles. Essa somatória de eventos climáticos lá acaba gerando uma demanda maior do suco de laranja brasileiro. O Brasil é o único país capaz de suprir os Estados Unidos, em termos de qualidade, quantidade e velocidade do excedente que eles precisam", afirmou Garcia, em entrevista à Rádio Nacional Am (Brasília).

Segundo ele, em 2003 e 2004 houve um aumento de 50% nas vendas de suco de laranja ao mercado norte-americano. "Esse ano nós não esperávamos manter o volume do ano passado, porque eles são produtores fortes e estavam se recuperando. Mas com esse evento agora, é possível que a gente mantenha o nível do ano passado. O que significa alguma coisa em volta de US$ 230, US$ 250 milhões". Ele acrescentou que o esperado aumento nas exportações do suco não poderá influenciar o preço do produto no mercado interno porque o país tem estoque suficiente.

Representante dos exportadores, Garcia destacou a importância do investimento tecnológico na produção da laranja. "Dez anos atrás tínhamos 1% de área irrigada, hoje nós temos 15%, então há um investimento científico através da Embrapa e de outras instituições muito forte. Eu diria que há um equilíbrio entre ciência, tecnologia, demandas, práticas agrícolas e investimento comercial muito sofisticado na área de laranja brasileira, nesse momento".