Brasília, 30/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - Acordos de longo prazo na área de infra-estrutura, como os de energia, tendem a se fortalecer ainda mais com a estabilidade político-econômica que vem sendo alcançada por países sul-americanos. A afirmação foi feita hoje (30) pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para quem o atual cenário político, social e econômico na América do Sul está no rumo do equilíbrio e "deixou para trás aquele histórico de instabilidade".
Em entrevista coletiva à imprensa, ele acrescentou: "Estamos mudando a direção para mudar a trajetória".
Chávez disse que acordos na área energética, a exemplo do que fizeram Brasil e Venezuela, além de Argentina e Venezuela, nos últimos dias, vão colaborar para fortalecer a união dos países sul-americanos "e terão grande impacto para a rede humana".
O presidente venezuelano listou países como Argentina, Equador, Chile e Brasil, que na avaliação dele caminham para uma estabilidade político-econômica. "A Colômbia também caminha para um processo de paz. Acho que são projetos de longo prazo, como os energéticos, que vão contribuir para o fortalecimento da América Latina e fazer uma democracia mais forte neste continente", concluiu.