Seminário no Ceará discute práticas para reduzir analfabetismo funcional

30/09/2005 - 7h53

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil

Fortaleza - O Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, promove hoje (30) em Fortaleza um seminário para discutir as práticas adotadas pela prefeitura de Sobral (CE) para reduzir o analfabetismo funcional - pessoas que sabem ler, escrever e contar, mas não têm compreesão profunda de textos.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Sobral, essa é a principal causa de reprovação e desistência escolar. O objetivo do governo federal é discutir a possibilidade de estender a experiência para todo o país.

Segundo a secretária de Educação do município, Isolda de Arruda Coelho, a política do programa, implantado desde 2001, aumentou para nove anos o ensino fundamental no município e introduziu a capacitação permanente dos professores, com o fornecimento de material didático para alunos e professores, além de material de uso pedagógico.

"Além disso, adotamos um sistema de incentivos, inclusive salariais, aos professores, com prêmios baseados em resultados no final do ano. Também criamos sistemas de avaliação externa, em que a secretaria avalia os alunos individualmente, e de avaliação interna feita pelas próprias escolas", explicou.

O seminário Boas Praticas na Educação – a Experiência de Sobral, que se realiza hoje no auditório das Faculdades Sete de Setembro, em Fortaleza, reúne especialistas na área de gestão em alfabetização e avaliação de crianças de todo o país.

O MEC lançará um manual para secretários municipais de Educação, baseado na experiência, e um software para analisar dados da avaliação de desempenho de alunos tendo, com o objetivo de fornecer subsídios para a gestão da rede municipal, produzidos pelo próprio MEC.