Néstor Kirchner volta para seu país antes da abertura da reunião da comunidade sul-americana

30/09/2005 - 10h41

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Argentina Néstor Kirchner voltou para seu país antes da abertura da 1ª Reunião de Chefes de Estado da Comunidade Sul-americana de Nações. A informação é do secretário especial de Assuntos Internacionais da Presidência da Repúnbblica, Marco Aurélio Garcia. "A partida do Kirchner não tem nenhum significado político. Ele está em campanha eleitoral. Se eu estivesse em campanha eleitoral, faria a mesma coisa",afirmou.

De acordo com Garcia, a comunidade latino-americana enfrenta um problema real com a presença de quatro regimes econômicos, o Mercosul, a Comunidade Andina, a Comunidade dos Países do Caribe (Caricom) e o Chile, que tem regime especial. "Nos últimos dois anos, há um processo de conversão desses regimes no exterior. A comunidade sul-americana nasceu, em grande medida, nesse esforço de criação de uma relação duradoura na região", afirmou.

Daqui a pouco o presidente do Peru, Alejandro Toledo, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abrem oficialmente a reunião.