Inep destaca experiência de Sobral (CE) no ensino fundamental

30/09/2005 - 16h03

Olga Bardawil
Repórter da Agência Brasil

Fortaleza - Num país com 5.561 municípios, centenas de prefeituras estão tentando criar condições para resolver problemas que existem em vários outros municípios. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) resolveu rastrear as experiências inovadoras bem-sucedidas na e está lançando o programa Boas Práticas na Educação.

Uma dessas experiências vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Sobral (CE) e foi apresentada nesta sexta feira em Fortaleza, pelo prefeito Leônidas Cristino, durante um seminário promovido pelo Inep como uma referencia para gestores municipais da área.

Linda Goulart, diretora de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, explicou que o problema focado em Sobral foi o da alfabetização nas series iniciais, já que 50% das crianças de segunda série não sabiam ler, segundo levantamento feito em 2001.

Hoje, segundo dados do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar, obtidos em 50 municípios, apenas 42% dos alunos de segunda série são capazes de produzir um texto. Em Sobral, esse índice sobe para 80%. "O que se destaca na experiência de Sobral é que em pouco tempo eles conseguiram esses resultados, comprovados pelo acompanhamento do Inep", disse ela.

Ela observou que o município não gastou mais do que os recursos que tinha para a educação, o que mostra que "não há nada de mágico nessa experiência, mas um conjunto de medidas" que podem ser aproveitadas, naquilo que têm de universal, por outros municípios. A medida mais importante, segundo ela, foi a autonomia dada às escolas com o sistema de seleção por mérito para professores e diretores, e não por indicação política. Mas, para isso, ela reconheceu "é preciso ter como meta a qualidade de educação".