Tribunais e cartórios eleitorais treinarão mesários para o referendo do desarmamento

24/09/2005 - 18h12

Lana Cristina
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os mesários que vão trabalhar no dia 23 de outubro, no referendo sobre a comercialização de armas de fogo e munição no país, já começaram a ser treinados. Criado por decreto em julho, o referendo será realizado pelos tribunais regionais eleitorais de todo o país, sob a coordenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A pergunta que o eleitor responderá nas urnas eletrônicas é: o comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no território brasileiro? As urnas têm as teclas do "sim", do "não" e "confirma". Referendo é um tipo de consulta que se faz à sociedade sobre um tema já discutido no Parlamento ou sobre uma questão já efetivada pelo governo.

Desde o último fim de semana, os tribunais e cartórios eleitorais do país estão de plantão para o treinamento de mesários. Os plantões serão sempre aos sábados, domingos e feriados até o dia do referendo. Em Brasília, segundo o secretário de Informática do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Ricardo Negrão, foram convocados 18 mil mesários. "A estimativa é de que eleição seja rápida. Estimamos que cada eleitor deva gastar entre 30 e 40 segundos para votar no referendo", avalia Negrão.

Ele diz que o TRE-DF está se preparando para evitar problemas técnicos nas urnas eletrônicas. "Estamos aprimorando o equipamento, fazendo manutenção preventiva. São 4 mil urnas aqui e temos também urnas de reserva caso alguma tenha defeito, para substituir. Nosso objetivo é não ter votação manual".

Segundo ele, este ano, os eleitores que estão em Brasília, mas fora de seu domicílio eleitoral, poderão justificar sua ausência em qualquer seção eleitoral. Haverá ainda outros lugares específicos para apresentação da justificativa. "Nas eleições municipais, tiveram 133 mil justificativas. Isso significa que aqui moram muitas pessoas de fora, que não transferiram seu título. Por isso, resolveu-se estender a possibilidade da justificativa para mais lugares", explica.

As seções estarão abertas para os eleitores a partir das 8h até as 17h.