Região metropolitana de São Luís lidera denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes

16/09/2005 - 20h04

São Luís, 16/9/2005 (Agência Brasil - ABr) - A região metropolitana da capital, o Vale do Pindaré e a região Tocantina registraram o maior número de denúncias de violência sexual e maus tratos contra crianças e adolescentes no ano passado, segundo relatório do Ministério Público do Maranhão.

De acordo com o relatório, elaborado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MP, o serviço Disque-denúncia (0800 99 0500) registrou casos em 38 municípios a partir de maio de 2004. Os casos foram encaminhados aos promotores de Justiça das comarcas, que requisitaram inquérito policial em 48% deles. Os promotores ofereceram denúncia contra os agressores e propuseram ações penais, e as informações foram levadas aos Conselhos Tutelares desses municípios.

O relatório entregue ao procurador-geral de Justiça do Maranhão, Raimundo Nonato de Carvalho Filho, pela promotora Sandra Soares de Pontes, integrante do Centro de Apoio, propõe acordo de cooperação técnico-financeira com o governo federal para a capacitação de membros de instituições que atuam no combate à violência contra crianças e adolescentes.