Convênio prevê criação do Centro Tecnológico do Leite em Goiás

16/09/2005 - 21h16

Bianca Paiva
da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Integração Nacional, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o governo de Goiás assinaram hoje (16) convênio que prevê a criação do Centro Tecnológico do Leite (CTL).

"O objetivo é o melhoramento da pecuária leiteira na região, incluindo o método, a qualidade e as raças apropriadas à produção", disse o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste do ministério, Athos Magno. A expectativa, acrescentou, é de que o Centro seja inaugurado no primeiro semestre de 2006, no município goiano de São Luís de Montes Belos.

Para o projeto, o ministério liberou R$ 1,8 milhões e o governo de Goiás, R$ 400 mil. "Nós temos um ano para aplicar esses recursos e, depois, tentar conseguir recursos próprios", informou o secretário.

De acordo com o diretor da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, serão desenvolvidas seis atividades principais no CTL. "Isto significa pesquisa e transferência de tecnologia, intervir de maneira a melhorar a condução da cadeia de produtiva do leite no estado de Goiás. Duas dessas ações visam à qualidade do rebanho por meio de transferências de embriões. Temos também um trabalho a ser desenvolvido para a produção de leite orgânico", informou. A Embrapa Arroz e Feijão e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenagem) também atuarão no fortalecimento do Centro.

Outra atividade prevista no projeto é o Laticínio-Escola, "com o propósito de treinar mão-de-obra", disse Martins. A partir do segundo semestre de 2006, informou, a Universidade Estadual de Goiás criará um curso de Tecnólogos em Laticínios. A pesquisadora Roberta Carnevalle, da Embrapa Gado e Leite, explica que o Laticínio-Escola atuará na "formação de produtores que querem processar o leite desde a propriedade, formação de trabalhadores que vão trabalhar no próprio laticínio e de tecnólogos que vão conduzir os trabalhos dentro do laticínio".