Novas integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher tomam posse

16/09/2005 - 13h06

Valtemir Rodrigues
Da Voz do Brasil

Brasília – Hoje 21 integrantes do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher tomaram posse. Elas vão trabalhar no período de 2005 a 2007. O grupo é formado por 41 mulheres – três são especialistas em questões de gênero – e 13 representantes dos órgãos governamentais. A solenidade aconteceu no Ministério de Ciência e Tecnologia.

Para Elis Regina Prates, representante do Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (Mama) e nova conselheira, o novo desafio é "tirar do papel" as políticas que foram construídas durante a Conferencial Nacional de Políticas para a Mulher de 2004.

A representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conselheira, Marilma Torres Golvéia, afirma que o papel das conselheiras é implantar o Plano de Políticas Públicas para Mulheres. "O que está nos preocupando é a questão de como controlar as políticas públicas, e essa é a missão institucional do conselho", avalia. Segundo ela, outro desafio é a criação de secretarias especiais para as mulheres em cada estado.

O conselho completou ontem (15) 20 anos. Inicialmente, ele era vinculado ao Ministério da Justiça. Em 1999, as redes nacionais feministas se mobilizaram para pressionar o governo a abrir um debate sobre sua reformulação. Em 2002, foi criada a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Em 2003, ela ganhou status de ministério.

A escolha das novas conselheiras é feita por entidades ligadas aos movimentos feministas e de mulheres, como a Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas.