Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O subsídio comercial e agrícola oferecido por países desenvolvidos aos produtores rurais representa um dos maiores obstáculos para a superação dos problemas enfrentados pelos países em desenvolvimento. Esta é a avaliação do Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU).
O relatório avalia que o setor agrícola desempenha um papel fundamental para o fim das desigualdades regionais. Isso porque, segundo o texto, dois terços da população mundial sobrevive com menos de US$ 1 por dia e mora em áreas rurais.
O estudo revela ainda que as nações ricas – principalmente Estados Unidos e Europa - investem até US$ 1 bilhão por ano na agricultura dos países mais pobres. "Este é o mesmo valor que os governos investem por dia no financiamento de seus produtores", afirma um dos responsáveis pela elaboração do texto, Ricardo Fuentes.
O documento da ONU apresenta, anualmente, a situação de 177 países em relação ao desenvolvimento humano. A análise está baseada em educação, renda e longevidade da população.