País poderá acabar com desigualdades de gênero e raça até 2015, avalia Dilma Rousseff

07/09/2005 - 7h35

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirma que o Brasil conseguirá cumprir as Metas do Milênio determinadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2015. Segundo ela, o país poderá extinguir as desigualdades de gênero e raça.

"É necessário que o Brasil atinja as metas do milênio até 2015. Porque só combinando taxas sustentáveis de crescimento econômico com políticas sociais e distribuição de renda é que é possível chegar a 2015 com a população tendo acesso à educação, saúde e acesso a terra com condições de moradia. São condições que me permitem dizer que o Brasil em 2015 vai atingir as metas do milênio", afirma.

No entanto, a ministra pontua que esses objetivos devem ser cumpridos de maneira diferente da usada por nações como os Estados Unidos. "O país mais rico do mundo está passando pelo ‘efeito Katrina’, que mostra que no país mais rico do mundo existe uma população excluída e entregue a condições muito precárias de vida e de sobrevida. Por isso, a gente quer um desenvolvimento de outra qualidade para o nosso país", afirma.

As Metas do Milênio correspondem oito compromissos aprovados por líderes de 191 países membros das Nações Unidas na Cúpula do Milênio, realizada em Nova York em setembro de 2000.

Esses objetivos prevêem a erradicação da fome e da pobreza, ensino básico universal, igualdade entre os sexos, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna, combate à aids, sustentabilidade ambiental e parceria internacional para o desenvolvimento.