Museus festejam a Semana da Pátria

07/09/2005 - 7h39

Brasília - Os brasileiros poderão conhecer um pouco mais da cultura de seu país durante a Semana da Pátria. Em uma iniciativa do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vários museus estarão abertos e com programações especiais para esta semana.

Para visitar o Museu da República e o Museu Nacional de Belas Artes durante a semana, a entrada será gratuita. Nos dias 8 e 9 haverá, no Museu Villa-Lobos, a exibição de vídeos e filmes sobre a vida do grande músico brasileiro e de seus contemporâneos. As visitas ao museu também são gratuitas.

Os museus Castro Maya têm entrada gratuita até esta quarta-feira (7). O acesso é garantido também ao Centro Nacional de Cultura Popular que já não cobra ingresso para visita a seus espaços.

Quem se interessar em visitar o Paço Imperial, poderá conhecer o monumento histórico e a exposição "Henry Moore Brasil 2005 Uma Retrospectiva". O setor educativo e monitores do Paço Imperial estarão à disposição do público de terça a domingo, das 12 às 18 horas.

O Museu de Arqueologia de Itaipu vai aderir à programação da Semana da Pátria com gratuidade de entrada. A entrada é franca também para o Museu de Arte Sacra de Paraty. O Museu Casa de Benjamin Constant participará das comemorações abrindo as portas ao público e às escolas, com visitas guiadas das 13 às 17 horas.

Em Minas, nas comemorações da Semana da Pátria, o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, também não cobrará entrada hoje. O Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa (ES), também adere à promoção e em São Paulo, o Museu Lasar Segall estará funcionando normalmente no feriado.

No Paraná, o Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda participa da iniciativa e promove as comemorações junto à prefeitura local. A entrada é gratuita até 9 de setembro. O Museu Victor Meirelles, em Florianópolis (SC), também oferece entrada franca aos visitantes durante a Semana da Pátria.

No Museu de Arte Sacra da Boa Morte, em Goiás, o público poderá conhecer gratuitamente, até hoje, várias imagens sacras, principalmente do artista Veiga Vale.

Com informações do Ministério da Cultura.