Lei que vai regulamentar produção de alimentos orgânicos terá consulta pública

07/09/2005 - 8h37

Karina Cardoso
Da Agência Brasil

Brasília – A proposta de lei nº 10.831, que disciplina a produção de alimentos orgânicos no país, irá à consulta pública até o final de setembro. Durante 60 dias, o documento, que já foi aprovado pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Agricultura Orgânica, receberá sugestões da população.

O coordenador da área de Agroecologia do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Dias, disse que a proposta vem a contribuir para produção dos orgânicos e regulamentação da atividade. "Todos os mecanismo serão apresentados de forma clara e a proposta também prevê a criação de penalidades, que até então não existiam", afirmou.

A proposta, segundo Dias, também leva em consideração as regras do Codex Alimentarius, comitê ligado à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Segundo dados da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX), as exportações desses produtos atingem cerca de 100 milhões de dólares ao ano – 80% vêm de pequenos e médios produtores.

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento