Em Brasília, população tem opções de lazer e atendimento médico gratuito na semana da pátria

07/09/2005 - 11h59

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Durante a semana da Pátria, a população tem acesso a 67 opções nas áreas de lazer, cultura, atendimento médico e odontológico – todas gratuitas. Foi montada a Esplanada da Cidadania, atrás da Rodoviária, no início da Esplanada dos Ministérios.

De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, a expectativa é que passem hoje pela Esplanada da Cidadania entre 50 e 70 mil pessoas.

Na área da saúde, os serviços oferecidos são: aferição da pressão arterial, medição de glicose, avaliação física, exames oftalmológicos e aplicação de flúor. O engraxate Jorge Oliveira, 42 anos, fez limpeza nos dentes e tratou as cáries. "É difícil ir ao dentista, por causa da situação financeira. E esse trabalho é ajuda a muitas pessoas iguais a mim, pessoas de baixa renda", conta Oliveira.

O funcionário público Roberto Resio, de 46 anos, também aproveitou o dia para assistir aos desfiles do Dia da Independência e medir a pressão arterial – que estava normal. "É um excelente serviço. Eu já freqüento o Sesc de Taguatinga há vários anos e venho todos os anos aqui na Esplanada", falou.

Na área de lazer, são oferecidos corte de cabelo e maquiagem para idosos, oficinas de arte, cama elástica, pintura de rosto e oficinas artesanais, entre outras. As pessoas também poderão assistir palestras sobre prevenção a acidentes de trabalho, doenças sexualmente transmissíveis e aids. Elas também receberão orientação profissional e receberão dicas sobre como se colocar no mercado de trabalho e como elaborar um currículo.

A coordenadora de desenvolvimento humano do Sesc Penha Barroso diz que as tendas mais procuradas são as de odontologia, saúde geral e atividades de lazer para crianças. Ela conta que foram mobilizados aproximadamente 150 profissionais do Sesc de diversas áreas. "As atividades de saúde sempre são muito procuradas para o público mais adulto, e a recreação também é procurada pelas crianças, cuja freqüência aqui é muito grande", explica Penha.

Outra atividade que está funcionando na Esplanada da Cidadania é a emissão de documentos. São eles: a 1ª via da carteira de identidade, a partir dos sete anos de idade, do CPF, da Carteira de Trabalho, da 2ª via de multas, entre outros serviços que normalmente são oferecidos na rodoviária. Até a próxima sexta-feira (9), as tendas funcionarão das 10 às 17 horas. A iniciativa é do Sistema S, formado pelo Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senat, Senar e Sebrae.