Apenas quatro nações destinam percentual do PIB para países em desenvolvimento, aponta ONU

07/09/2005 - 17h43

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Um dos responsáveis pela elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU), Ricardo Fuentes, afirma que somente quatro nações destinam 0,7% de seu Produto Interno Bruto (PIB) para os países mais pobres do planeta. Garantir esse repasse é uma das metas estabelecidas na reunião da Cúpula das Américas em Monterrey (México) no ano passado.

"Somente Dinamarca, Suécia, Holanda e Luxemburgo cumprem este objetivo", ressalta.
Os recursos, segundo Fuentes, seriam usados para a reconstrução de nações em desenvolvimento, ampliação da oferta de bens e serviços e diminuição do tráfico de armas e de conflitos armados. "Temos que enfocar nestes três pilares básicos para reduzir as desigualdades", diz.

Ele avalia, no entanto, que a transferência desses recursos não é suficiente para solucionar as desigualdades entre os países. Fuentes cita como exemplo a desigualdade nos próprios países ricos. "Lá há uma grande disparidade. As estatísticas indicam que de cada mil meninos negros, 15 morrem ainda jovens. Já entre os brancos, a mortalidade cai para cinco", afirma Fuentes, destacando que a possibilidade de uma criança morrer em um país em desenvolvimento é cinco vezes maior que em um país desenvolvido.