Grito dos Excluídos fará caminhada nas ruas centrais de Porto Alegre no 7 de Setembro

06/09/2005 - 13h22

Lupi Martins
Repórter da Agência Brasil

Porto Alegre – O Movimento Grito dos Excluídos não participará neste ano do desfile oficial da Semana da Pátria, em Porto Alegre. De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo, será realizada uma passeata no mesmo horário do desfile oficial, a partir das 10 horas, pelas ruas centrais da cidade, com duas manifestações: uma na esquina da Av.Borges de Medeiros com Andradas, considerada a esquina democrática de Porto Alegre, e outra em frente à sede do Instituto Nacional do Seguro social (INSS), no estado.

A caminhada percorrerá as avenidas Borges de Medeiros, Jerônimo Coelho até a Praça da Matriz e o desfile oficial será na Avenida Loureiro da Silva, a cerca de um quilômetro do centro. Integrantes do Movimento das Mulheres Camponesas do Rio Grande do Sul, que também vão participar das manifestações, começaram a chegar hoje (6) a Porto Alegre. As atividades começam às 18 horas, com vigília no centro da capital.

De acordo com uma das líderes do movimento, Luci Piovesan, uma das principais reivindicações do grupo é um novo projeto de agricultura, visando à preservação da natureza, da vida e do meio ambiente. Ela afirma que o atual modelo agrícola está destruindo o meio ambiente e que é preciso lutar por um modelo voltado para a agroecologia. Luci defendeu também os direitos previdenciários da mulher do campo.