Melina Fernandes
Da Agência Brasil
São Paulo – Começou hoje (23) em São Paulo a Consulta Nacional sobre Violência Contra a Criança e o Adolescente. O evento, que vai até o dia 25, é promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a própria Organização das Nações Unidas (ONU) e o governo federal.
O ministro da Secretario-Geral da Presidência, Luiz Dulci, afirmou que o objetivo do encontro é chamar a atenção das entidades brasileiras que lidam com a temática dos direitos humanos. "O objetivo desta consulta é não apenas produzir informações e dados, mas também conscientizar, despertar a sensibilidade de muita gente no Brasil que ainda não está apoiando diretamente essa causa". Também participaram da abertura oficial do evento a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirir, e o professor da Universida de São Paulo Paulo Sérgio Pinheiro.
O evento deve discutir a violência sob diferentes aspectos: a doméstica, na escola, institucional, comunitária, sexual, na mídia, no trabalho, racial e étnica.
Na noite de hoje, o Unicef lançará o livro A Violência no Ciclo da Criança e do Adolescente, estudo feito em parceria com o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. O documento apresenta uma análise do tema, desde o nascimento da pessoa até os seus 18 anos. Tanto esse livro quanto o resultado da Consulta farão parte da construção de uma Plataforma Brasileira de Enfrentamento da Violência Infanto-Juvenil. Esta fará parte de um estudo global, proposto pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan. O trabalho é conduzido por um grupo de trabalho em Genebra, dirigido por Paulo Sérgio Pinheiro e pretende enfrentar esse tipo de violência no mundo.