Relator apresenta amanhã ao Conselho de Ética parecer sobre pedido de cassação de Jefferson

23/08/2005 - 19h59

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se amanhã (24), às 20 horas, para apresentação do parecer sobre o processo que pede a cassação do mandato do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). O relator do processo, Jairo Carneiro (PFL-BA), vai apresentar o parecer aos demais integrantes do conselho sem seu voto, que será lacrado para ser lido somente na reunião de quinta-feira (25), às 14 horas.

Jairo Carneiro afirmou que os depoimentos e informações obtidos pelo Conselho de Ética durante o processo são suficientes para que emita o juízo de valor e elabore seu voto. "Muita coisa que o deputado Roberto Jefferson disse está sendo comprovada, mas o nível de abrangência da representação tem aspectos políticos e é diferente do criminal".

"Alguém pode ser condenado politicamente e ser absolvido juridicamente", acrescentou o parlamentar.

O relator disse que não pode dar nenhuma pista sobre seu voto, mas garantiu que está agindo com toda prudência. Jairo Carneiro ressaltou que o voto só tem dois caminhos: pela procedência da representação contra Roberto Jefferson, movida pelo Partido Liberal, ou pela improcedência.