Presidente do TSE diz que não dará trégua a partidos que recorrem ao caixa 2

23/08/2005 - 20h49

Brasília, 23/8/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Velloso, afirmou hoje (23) que não dará trégua aos partidos que fazem uso de caixa 2. "Nós vamos endurecer cada vez mais". Velloso fez a declaração durante o lançamento do Sistema de Prestação de Contas Partidárias, que fiscalizará os gastos dos partidos políticos.

"O que eu posso dizer àqueles que ainda pretendem fazer uso disso, que é um crime, o caixa 2, é que se acautelem, porque nós estamos endurecendo. Essa é uma primeira medida que coloca no site do Tribunal, por meio eletrônico, todas as contas dos partidos", disse Velloso.

Questionado sobre a possível existência de um acordo entre os partidos em defesa da prática de caixa 2, o presidente do TSE disse que espera que os partidos possam cooperar com a Justiça Eleitoral. "Não sei se existe esse acordo não, mas, se existir, quem sabe um, dois ou três partidos quebrem esse acordo em nome da dignidade partidária", afirmou.

Ao falar sobre a crise política que o país enfrenta, Carlos Velloso disse que toda crise tem seu lado bom. "Muitas vezes, a crise leva ao aperfeiçoamento. Eu espero que isso aconteça", afirmou.